Dr. Timóteo André: Acções valem mais que mil palavras

ACÇÕES VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS…

Por vezes pensamos que desenvolvendo um post no Facebook ou em qualquer outra rede social, com conteúdo bastante crítico que gera mais revolta no seio das pessoas, vai causar mudanças significativas na sociedade?

Dependendo da sua influência e da sua rede de contactos, pode até impactar alguém positivamente através das conversas e do debate que serão geradas depois.

Porém, estou cansado de ver e ler posicionamentos extremistas que não são construtivos e transformadores.

Pese embora, cada um tenha um posicionamento próprio e característico diante da realidade que lhe rodeia; isso não nos dá o direito de julgar tudo e todos que nos aparecem em frente; e é bom termos um senso crítico.

Por isso, não critique, todavia, até que tenha experimentado aquela realidade.

Algo esta errado? Não concorda com a frontalidade  de alguém? Prende as suas energias para tentar mostrar o lado correcto com elementos certos, fontes fidedignas e coerentes. Contudo é fundamental o exemplo; é triste saber que falas e defendes uma atitude  que, no fundo, tu nem práticas a 20% da personagem que enfatizas. Portanto, cuidado com as tuas palavras, porque acções valem mais que mil palavras…!

Meu grande amigo(a), escasseia menos a sua energia criticando os outros ou os seus  trabalhos e, invista mais tempo para a mudança que você gostaria de ver no teu município ou na tua província.

Tem uma velha máxima que diz: Antes de você falar ouça! Antes de agir, pense! Antes de criticar, conheça! E antes de desistir, tente!

Sendo que, antes de criticar actos públicos ou privados de terceiros, faça a sua própria autocrítica, fazendo a seguinte pergunta: será que se eu estivesse na mesma realidade as coisas seriam diferentes? Será que eu faria melhor? Será que eu seria justo?

Outrossim,  quem não tem humildade para julgar a si próprio ou reconhecer os seus defeitos, não tem legitimidade para julgar terceiro. Cada qual com suas falhas.

Apontar o dedo é fácil, o difícil é apontar o dedo para si mesmo.

“Homem de verdade é aquele que começa por pôr em prática as suas palavras e em seguida fala de acordo com as suas acções.” As nossas acções valem mais que mil palavras.

 

Dr.

☆Timóteo André☆

Licenciado em Direito, Pós – Graduado em Administração, Gestão e Qualidade Pedagógica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *